terça-feira, 8 de junho de 2010

Paralisia de Bell, vocês já ouviram falar?

Minha mãe passou por maus bocados no dia 18 de abril. Ela começou a sentir-se mal ao sair do trabalho - lingua dormente - e imaginando que pudesse ser algo sério, foi direto ao Hospital sendo atendida de imediato devido a gravidade da situação. 

Paralisia periférica de Bell, foi o diagnóstico anotado no papel pela médica da emergência. Neste dia, domingo, minha mãe ligou depois das 20h para avisar que estava indo para a minha casa e nem precisei atender a ligação para sentir que algo não estava bem. 
Na paralisia de Bell o nervo facial é afetado e o paciente perde a capacidade de controlar os músculos faciais do lado afetado. A fala fica prejudicada, a mastigação, o abrir e fechar dos olhos (necessário proteger a visão e usar colírio) e a estética. No caso da minha mãe o lado direito da face ficou completamente paralisado.

Antes, durante (fazendo as mímicas faciais) e ontem, após 7 semanas de tratamento, comemorando meu aniversário.



O meu maior medo era confirmar se o diagnóstico inicial estava correto, já que várias condições podem causar uma paralisia facial (derrame, tumor, doença de Lyme). 
Diagnóstico confirmado, vamos pesquisar as linhas de tratamento. 
Mas o que causa a síndrome de Bell? Não existe nada comprovado, mas muitos dizem que essa paralisia pode ser inciada por um trauma, por um problema emocional, por mudança brusca de temperatura. No caso da minha mãe, a morte de minha avó pode ter  desencadeado a paralisia.


O tratamenteo precoce é importante para que os medicamentos surtam efeito. Minha mãe foi medicada com corticóide, complexo B entre outros. A utilização de medicamentos ainda é muito discutida, alguns pacientes que não fizeram uso de medicamentos apresentaram sinais de melhoras depois de 10 dias. Mas e aí, quem vai arriscar? 

Para o tratamento e fisioterapia recebi dicas importantíssimas da Andrea Caldas (utilização do método Kabat, drenagem e massagem). 

É difícil administrar a expectativa, dizer que o tratamento é lento e que é necessário fazer os exercícios mesmo que não seja observado nenhum sinal de melhora. Mais difícil ainda é dizer para a sua própria mãe que sim, a paralisia pode deixar sequelas. 

Agradeço todos os dias por não ter sido algo mais grave e por ter contado com um bom atendimento hospitalar, com bons profissionais e amigos e pelos ótimos resultados alcançados com a fisioterapia. 


Temos que aproveitar cada minuto da nossa vida, e da vida de quem amamos!

Fonte de pesquisa: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paralisia_de_Bell (Explicações sobre a síndrome)
http://paralisiafacial.com/paralisia-facial-exercicios-faciais.html (Mimicas faciais)
http://www.paralisiafacial.com/paralisia-facial-fisioterapia.html (Método Kabat)

11 comentários:

  1. Ei Drica, obrigada pela visita e o recadinho, minha meia é marrom mesmo, as vezes naõ da pra ver a cor direito, né? Olha, conheço uma pessoa que teve esse problema, ele era noivo de uma colega de faculdade, não me lembro se ele fez algum tratamento, só sei que após + - um mês ele já estava curado. Com certeza deve ter sido emocional, qdo minha avó faleceu minha mãe teve várias doenças por baixa resistencia. Desejo de coração que ela fique boa logo, pela foto me parece ser uma mãe super carinhosa, além de linda. bjus!

    ResponderExcluir
  2. olá querida a paralisia de bell em mim também atingiu o lado direito de minha face, hoje é o 6°
    dia, estou fazendo exercícios e tomando medicamentos, já estou notando uma melhora GRAÇAS A DEUS, semana que vem pego o resultados de todos os exames e espero em Deus não ser nada a mais. Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Paulo e estou no sexto dia com, paralisia de Bell. Estou tomando corticoite, anti-viral ( aciclovir ) e complexo vitamínico (Citoneurim ) Ainda não apresento nenhuma melhora. Sou Cir. Dentista e está prejudicano muito o meu trabalho. Acho importante as declarações nos fóruns para que as pessoas não se sintam sozinhas no problema.

    ResponderExcluir
  4. Isana espero que o tratamento tenho surtido efeito e que você esteja completamente recuperada.

    Paulo, a recuperação é lenta e é necessário fazer as mimicas e continuar a fisioterapia, mesmo sem nenhuma melhora aparente. É difícil, mas no caso da minha mãe só pudemos observar uma pequena melhora depois de 15 dias ou mais. Mande notícias.

    Não tenho como entrar em contato com vcs dois pq não tem email no link. Escrevo aqui na esperança de que vcs leiam.

    ResponderExcluir
  5. olá, eu tive uma herpes no ouvido e depois de uns 5 diasnotei que meu rosto estava dormente do lado direito, corri pro medico e ela me medicou com aciclovir e corticoide, fiquei com muito medo de estar tomando a medicação errada, por causa do resultado lento, mas seu blog me ajudou muito.Deus te abençoe..
    Wanessa
    nutrividadf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. ola eu estou no 5º e ianda nao apresentei nenhuma melhora estou ficando apavorada eu estou tomando corticoide e aplicando um clirio para manter o meu olho lubrificado!!!!!!![aaa] eu voi começar a fazer fisioterapia!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Hoje faz 10 dias que estou com Paralisia de Bell, e já tenho apresentado melhoras muito significantes. Procurei o hospital no mesmo dia que notei algo estranho no meu rosto e o médico me prescreveu Aciclovir, Corticoide e colírio, ele também me encaminhou para um neuro. Tive que fazer uma Tomografia de Cranio para descartar que não era nenhum tumor ou algo do tipo, mas graças a Deus era realmente paralisia de Bell. Minha neurologista me encaminhou para a fisioterapia e estou fazendo também acupuntura para ajudar na recuperação. Na fisioterapia é muito importante manter uma disciplina de exercícios em casa que a própria fisioterapeuta passar e não façam nada sem que um profissional especializado te recomende, tinham me falado para mascar chiclete por exemplo e minha fisioterapeuta me disse para não fazer pois isso acarreta em muitos movimentos associados que não fazem bem para o tratamento. É muito importante também ter cuidado com o olho, eu fui a um oftalmologista que me passou um colirio e um gel para passar a noite, ele me disse para tomar cuidado pois há risco de perda da córnea, por isso recomendo a todos que busquem profissionais especializados! Agora já estou tendo mais facilidade para comer, falar e até mesmo fechar o olho quase que completamente. Se DEUS quiser não ficarei com nenhuma sequela, para isso tenho me esforçado muito! Desejo sorte e saúde a todos!! Se vocês estão com Paralisia de Bell, pensem pelo lado positivo, pelo menos não é nenhum tumor ou nada de grave! Deem valor a vida!!!! =)
    L.

    ResponderExcluir
  8. Wanessa, espero que tenha corrido tudo bem na sua recuperação.

    Anônimo, normalmente nota-se melhoras (primeiros sinais de contrações) depois de duas semanas após a paralisia. Mas cada corpo reage de uma maneira! Siga todos os conselhos do fisioterapeuta. Espero que fique bem.

    Anônimo L., é extremamente importante utilizar o colírio pq o olho fica exposto a vários agentes agressores. A falta de cuidados pode até mesmo levar a úlcera da córnea.

    Sim, deve-se seguir as orientações do fisioterapeuta à risca. Ele também poderá orientar as mimicas facias para serem executada em casa.

    Minha mãe já se recuperou completamente e não ficou com sequelas!

    Boa recuperação para todos!

    ResponderExcluir
  9. ola minha mãe esta passando por tudo isso e não fazia idéia do que isso significava fiquei muito preocupada de inicio mais to vendo que logo com todos esses posts e eu conhecendo melhor éssa situação ira se recuperar.

    ResponderExcluir
  10. Olá Drica, tudo bem?
    Com a minha mãe aconteceu exatamente igual a sua, esta com Paralisia de Bell do lado direito há uma semana, não apresenta ainda nenhuma melhora, e pode ter sido causada ou por uma infecção ou pelo mesmo caso da perda da minha avó recentemente. Ela ainda não ta fazendo fisioterapia, mas ja procuramos todos os médicos possíveis, está fazendo Acupuntura e exercicios em casa mesmo. Queria saber se é prejudicial mesmo marcar chicletes, e quais exercicios sua mae fez para a recuperação?
    Beijos, conto com a sua colaboração e fiquei feliz pela recuperação de sua mãe, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  11. Ola minha mae esta a dois dias com isso... eu gostaria de saber se preocupação e nervoso levam a causa do problema e se é preciso passar com o Neuro. obrigada

    ResponderExcluir